03/09/2015

Curiosidade: As artes marciais japonesas

Se você acha que somente o Sumô, Judô e Karatê são as únicas artes marciais japonesas, está muito enganado. Conheça agora as 10 principais artes marciais japonesas!

As artes marciais atualmente, são praticadas por causa de seu valor educativo, cultural, físico, espiritual, moral e até mesmo estético. Mas nem sempre foi assim, no inicio, elas eram usadas como meio de defesa e ataque em guerras. Por isso, o Japão possui uma grande variedade de artes marciais originais, entre elas, existem as 10 principais e mais reconhecidas.



Koryu: É uma ampla categoria de artes marciais japonesas da era Edo. As artes marciais entraram em um sério declínio no Japão depois que os Samurais entraram em ruínas, já que na época, as artes marciais eram vistas como relíquias do passado que eram inúteis contra técnicas militares ocidentais. Muitas das antigas artes marciais do Japão eram focadas em guerras feudais e são muito diferentes das encontradas hoje em dia.


Ninjutsu: É uma arte marcial japonesa que surgiu a partir da necessidade do emprego de espiões (Ninjas) durante o período medieval japonês. O Ninjutsu consistia num conjunto de técnicas que capacitavam os agentes a agir em todas as situações num campo de batalha. Apesar dessa arte marcial não ser tão popular no ocidente, os Ninjas se tornaram muito populares, originando filmes, personagens, jogos e desenhos.


Sumô: É um esporte de luta de contato total e também é considerado uma arte marcial moderna. Foi originado pelos rituais e danças nos santuários xintoístas e muitas das suas tradições ainda mostram essas origens. Os lutadores, por exemplo, executam uma variedade de cerimônias quando vão entrar no ringue, como purifica-lo com sal. Além disso, os profissionais lutadores de sumô são obrigados a viver um estilo de vida totalmente tradicional e treinam juntos em instalações conhecido como estábulos de Sumô.


Karatê: É uma arte marcial das ilhas de Okinawa, que é focada em ataques com as mãos e os pés. É conhecida como "a arte das mãos vazias" e tornou-se um fenômeno da cultura pop no início dos anos 1950 com os filmes de Karatê japoneses, além da grande popularidade em filmes americanos. Isso levou ao Karatê ter uma popularidade quase mundial. Hoje em dia, o número de praticantes pode passar de 50 milhões de pessoas no mundo.


Aikido: É uma arte marcial com objetivo de defender-se a si próprio a partir do ataque adversário. O Aikido é exercido através da combinação de movimentos atacantes, redirecionando a força adversária, ao invés de combatê-la diretamente.


Yabusame: É a arte marcial de tiro ao alvo montado em um cavalo. É semelhante a Kyudo, mas é muito mais difícil de aprender, já que envolve em montar em um cavalo sem as mãos. Somente algumas academias que ensinam isso e a aceitação de um estudante é considerado uma honra.


Kyudo: É a arte marcial japonesa mais antiga, tendo mais de 2000 anos. É a arte de tiro com arco e utiliza arcos extremamente longos com uma forma assimétrica. Os arcos são extremamente poderosos é um pouco difícil de lidar, por isso, o Kyudo é considerado um esporte que exige força e maturidade e não é ensinado a menores de 15 anos no Japão.


IaidôÉ a arte marcial japonesa do desembainhar da espada. Consiste em conjuntos de katas (ataques e defesas), técnicas ou movimentos que permitem ao praticante reagir de forma apropriada a determinadas situações. Também é conhecido como Iaijutsu e Battojutsu.


Kendo: É baseado em técnicas de esgrima japonesa e usa uma espada de bambu com armadura protetora. Os uniformes são quase sempre pretos e suas técnicas envolvem gritar para mostrar seu espírito marcial. Está entre as artes marciais mais comuns oferecidos em escolas públicas no Japão e estima-se que 1,66 milhões de pessoas no país têm algum nível no Kendo. Ele também é considerado um valor cultural, e é fortemente baseado em tradições Samurai. Também é conhecido como Kenjutsu.


JudôOs principais objetivos dessa arte marcial são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. O Judô utiliza basicamente a força e equilíbrio do oponente contra ele e também é outra arte marcial muito conhecida mundialmente, tendo grande força no Brasil.


Fonte: Wikipédia, SKDESU
Imagens: Google


Hey pessoal! Essa semana, inspirada em um post de uma página que eu sigo, resolvi trazer uma pequena pincelada sobre artes marciais japonesas, algumas ficaram de fora e caso gostem, devo abordar sobre elas futuramente.
Então não perca o próximo Curiosidade!
Não se esqueçam de curtir a página do J-World no Facebook clicando aqui.
E de seguir ali ao lado com sua conta do Google, para ajudar a bater a meta de 100 seguidores.
Também se quiser, me siga no Twitter: @nathyjworld







Nenhum comentário :

Postar um comentário

*Evite comentários desnecessários.
*Educação acima de tudo.
*Comentários de parceria apenas por e-mail, por favor, clique em Contato e nos mande um e-mail.
*É permitido o uso das postagens, mas não esqueça de creditar o blog.

Aproveite o blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...