29/10/2013

Curiosidade: Miyamoto Musashi-Um Samurai Lendário


O Curiosidade de hoje fala sobre Miyamoto Musashi um dos heróis mais queridos e admirados do Japão.

Miyamoto Musachi (1584-1685) foi um grande guerreiro que viveu em um dos momentos mais conturbados da história japonesa: o Sengoku-Jidai ( “Estados em Guerra” ). Um período histórico de transição em que começava a Era Tokugawa (1603-1868), época também em que os tradicionais métodos dos samurais eram aos poucos substituídos por armas de fogo.
Na época,vários espadachins percorriam o Japão,alguns simplesmente procurando um adversário famoso como forma de se promover,outros percorriam o país oferendo seus serviços aos Daimyo/Daimyō (Senhores Feudais) em troca de comida. Porém, existiam aqueles que andavam em busca de aperfeiçoar suas técnicas,Musashi era um destes.
Musashi simbolizou o auge do bushido (caminho do guerreiro).
Esses guerreiros eram treinados desde cedo conforme os ensinamentos antigos e com leves aprimoramentos técnicos. Com a chegada das armas de fogo muitos soldados aderiram,temporariamente,a essa nova tecnologia de guerra. As armaduras se tornaram mais rígidas,espessas e pesadas,na tentativa de impedir a penetração de projeteis. Musashi,assim como os demais samurais,manteve-se adepto da tradicional espada,se dedicando ao aprimoramento de técnicas tradicionais e ao desenvolvimento de novas técnicas, como por exemplo o uso de duas espadas simultaneamente em lutas contra mais de um adversário.
A atuação de Musashi como guerreiro nesse cenário em que viveu foi decisiva para a história do país: participou das famosas batalhas de Sekigahara (1600) e de Osaka (1614). Em ambas ele lutou contra o clã Tokugawa e apesar da derrota da família Toyotomi (família pela qual Musashi lutou),em ambos os confrontos,o herói japonês é considerado um lutador invicto, além de sua participação em cerca de sessenta duelos.

Existem mais de uma versão sobre quem foi o mestre do herói e como ele recebeu as primeiras lições com a espada. Uma conta que foi de seu pai, Shinmen Munisai, um goushi (pequeno fidalgo rural, algo entre um camponês e um samurai).

(Miyamoto Musashi nasceu na aldeia de Miyamoto, província de Mimasaka, e seu nome verdadeiro era “Shinmen Musashi No Kami Fujiwara No Genshin”).

O Curiosidade de hoje fica por aqui,não perca semana que vem a segunda parte com algumas curiosidades adicionais e dicas para você saber mais sobre a história desse grande guerreiro.
Observações:
Imagens: Google Imagens
Fonte: Site Mundo Nipo


Um comentário :

*Evite comentários desnecessários.
*Educação acima de tudo.
*Comentários de parceria apenas por e-mail, por favor, clique em Contato e nos mande um e-mail.
*É permitido o uso das postagens, mas não esqueça de creditar o blog.

Aproveite o blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...