03/09/2013

Curiosidade: Manekineko/Omaneki Neko: o gato da sorte (segunda parte)

Nesta segunda parte,conheça a lenda do santuário de Imada,curiosidades e as variações de cores desse gatinho muito fofo.
Para ler a primeira parte clique "aqui"

Manekineko do Santuário de Imada:

Essa outra versão também data do Período Edo, mas originada no Santuário de Imada, onde o Manekineko também é venerado.
A história, que por sinal é a mais famosa, conta que no bairro de Imado, em Edo (agora Tokyo), uma velha senhora tinha um gato de estimação, mas, por causa dos tempos difíceis da época e a sua idade avançada, a senhora não conseguia trabalho e se encontrava em extrema situação de penúria. Sem ter mais condições de garantir o  seu sustento e, muito menos, de seu amado gatinho, tomou uma decisão e chamou o bichinho para conversar.
É com o coração partido que terei de lhe doar a alguém, antes que morra de fome junto a mim, pois, com a minha condição de extrema pobreza, não tenho como continuar lhe alimentando”, disse a triste anciã ao gatinho que a olhava atentamente, parecendo entender tudo o que ela dizia.
Depois, com lágrimas nos olhos e com o estômago contorcendo de fome, a sofrida velhinha se recolheu em sua cama, pedindo a Deus que lhe ajudasse.
Deus atendendo ao pedido, fez com que a velhinha sonhasse com o seu gatinho, que lhe passou uma mensagem: “Molde minha imagem e semelhança em barro que lhe trará muita sorte”.
No dia seguinte, ela resolveu fazer uma estatueta do gato, conforme o sonho havia sugerido. Enquanto ela moldava o barro, o gato estava limpando o seu rostinho com gestos exagerados e, achando engraçado, a velhinha resolveu moldar o bichinho com a pata levantada. Nisso, passou uma pessoa em frente de sua casa e, achando interessante, quis comprar a estatueta. Como estava há dias sem comer, a velhinha não pensou duas vezes, vendeu a estatueta e comprou comida para si e o gato.
Assim, de barriga cheia e com a energia completa, resolveu fazer outra estatueta para deixar como talismã da sorte, conforme o gato lhe disse no sonho. Porém, mal ela acabou de concluir a imagem, outra pessoa apareceu e comprou a segunda estátua.
Os dias foram passando e quanto mais a senhora fazia estátuas semelhantes ao seu gatinho, todas com uma pata estendida, mais pessoas apareciam para comprá-las. Com isso, a anciã prosperou e, ela e seu estimado gatinho, nunca mais passaram necessidades.
A estatua da sorte, que no começo não tinha nome, passou a ser chamada por todos de Manekineko, ou “gato que acena”.

(Quem disse que ele não gosta de Rock? hahahaha)
Curiosidades:
-Dizem que a imagem do Manekineko com a pata direita levantada atrai dinheiro e com a pata esquerda levantada atrai clientes,por isso,é muito usado em restaurantes.
-A sua variação de cores,tamanhos,ornamentações adicionadas a sua imagem,material,estilo,posição de patas e material feito tem diferentes tipos de simbologia,mas sempre considerado um amuleto de sorte.
-Quase todos são representados com a coleira vermelha com um sino perdurado,onde dizem que era costume no Período Edo(1603 – 1867).Segundo a história,as damas da corte agradavam seus gatos colocando coleiras vermelhas, feitas de hi-chiri-men (tecido de luxo da época) e pequenos sinos, usados com o propósito de vigiar eles.
-É muito comum você ver um Manekineko segurando um koban(moeda de ouro do Período Edo).A moeda é um simbolo de riqueza e prosperidade.
(O modelo mais comum,segurando um koban)
Variação de cores e posições de patas do Manekineko:
Conheça o significado de cada cor:

Dourado: Dinheiro
Branco: Purificação
Vermelho: Saúde
Preto: Proteção
Verde: Sorte nos estudos(usado para estudantes)
Rosa: Amor
Tricolor: Muita sorte

Conheça o significado de cada posição de patas:

Pata direita levantada: Atrai fortuna e sorte
Pata esquerda levantada: Atrai bons clientes (usado em restaurantes e estabelecimentos)
As duas patas levantadas: Pode se encontrar não só com duas mas também com quatro patas levantadas(onde é mais raro de se encontrar),simboliza fortuna e sorte,ao mesmo tempo,atração de pessoas.
Altura da pata: Quanto mais alta a pata for,atrai mais dinheiro ou clientes.

Então pessoal,chegamos ao fim de mais um Curiosidade,não perca semana que vem com mais curiosidades sobre a cultura japonesa ou sobre lugares do Japão.
Gostaram do tema? nesta semana na nossa pagina no Facebook eu vou postar fotos sobre esse gatinho muito fofo,se você ainda não curtiu a nossa página então é só clicar "aqui"

Creditos:
-Imagens: Google
-Fonte: site Mundo Nipo

Nenhum comentário :

Postar um comentário

*Evite comentários desnecessários.
*Educação acima de tudo.
*Comentários de parceria apenas por e-mail, por favor, clique em Contato e nos mande um e-mail.
*É permitido o uso das postagens, mas não esqueça de creditar o blog.

Aproveite o blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...