25/09/2013

Curiosidade: HinaNingyo

Confira sobre o festival HinaMatsuri clicando "aqui"

HinaNingyo é um conjunto de sete degraus coberto com um pano vermelho,representando várias bonecas trajadas com vestes da corte da era Heian(794-1192).

Confira o significado de cada degrau:

-Primeiro Degrau: Estão os dairibina/dairi-sama, são os bonecos que representam o Imperador (obina) e a Imperatriz (mebina).Entre os objetos estão o biombo, uma mesinha com vasos de flores no meio dos bonecos e duas lampadas em cada ponta.

-Segundo Degrau: As bonecas são as três damas da corte: Choshi,Chuo suwari e Nagae no choshi. As bonecas estão servindo sake aos Imperadores e entre elas estão mesinhas com doces.

-Terceiro Degrau: Estão cincos músicos da corte,eram filhos de aristocratas e ainda não haviam chegado à maioridade. Os bonecos tocam: taiko (um tambor normal), ootsuzumi (um tambor grande que se toca com a mão), o kotsuzumi (um tambor pequeno que se toca com a mão), yokobue (flauta) e o utai (aquele que recita) com um leque na mão.

-Quarto Degrau: Estão presentes dois ministros: udaijin (a direita do Imperador). Ele é um jovem, vestido de preto e com o rosto avermelhado. O segundo ministro é chamado sadaijin (na esquerda do imperador), ele é um homem idoso vestido de vermelho. Os dois estão armados com espadas, arcos e flechas.
Como a esquerda era considerada superior na época da antiga corte japonesa, o ministro é representado por um idoso, trazendo o simbolo de que a sabedoria é mais importante. No centro estão os hishidai, que são um par de mesas para colocar o hishimochi e de cada lado as kakebanze, bandejas com patas curvadas para dentro.

-Quinto Degrau: Três funcionários chamados sannis, conhecidos como os três embriagados. O waraijogo (embriagado alegre) leva um suporte para o chapéu do Imperador, o nakijogo (embriagado triste) é um homem sentado no centro com uma mesinha que leva os sapatos do Imperador e o terceiro é o okorijogo (embriagado irritado) que leva o guarda-sol do Imperador. Nas pontas do degrau estão árvores,na direita um tangerina e na esquerda,uma cerejeira.

-Sexto Degrau: Neste penúltimo degrau está o enxoval da Imperatriz, chamado hinadogu. Os objetos são: uma cômoda ,um arco grande para guardar os quimonos com duas pequenas caixas para guardar a roupa, penteadeira, uma caixa de costura, um braseiro e o conjunto de utensílios para cerimônia do chá.

-Sétimo Degrau: Estão os objetos que o Imperador quer quando sai do palácio: uma cadeira para transportá-lo carregando, um conjunto de caixas para levar comida e um carro puxado por bois.

Então pessoal,o Curiosidade de hoje fica por aqui,semana que vem tem mais!

Fonte:
-Imagem: Google Imagens
-Revista NeoTokyo numero 0003.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

*Evite comentários desnecessários.
*Educação acima de tudo.
*Comentários de parceria apenas por e-mail, por favor, clique em Contato e nos mande um e-mail.
*É permitido o uso das postagens, mas não esqueça de creditar o blog.

Aproveite o blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...