30/07/2013

Curiosidade: Manekineko ou Omaneki Neko: o gato da sorte (primeira parte)

Conheça um pouco sobre o Manekineko ou como muitos chamam aqui no Brasil,Omaneki Neko,o gato da sorte.

Você provavelmente ja deve ter visto um desses por ai em alguma loja,restaurante ou evento.Muito popular no Japão, o Manekineko é sinônimo se prosperidade,dinheiro e saúde,vamos conhecer um pouco sobre sua história:
Esse gatinho carismático começou a ser popular na segunda metade do Período Edo,um pouco antes do Período Meiji(1868-1912) que ele começou a aparecer com regularidade em publicações e nos estabelecimentos comerciais.Existem muitas histórias sobre sue surgimento mas ninguém sabe qual a verdadeira.No Japão,existe um templo chamado Gotokuji,em Setagaya-Tokyo e um santuário em Imada onde o Manekineko pode ser reverenciado e encontrar relatos sobre sua origem.

(Foto do templo Gotokuji,local onde o Manekineko pode ser referenciado)

Existe duas lendas sobre o Manekineko,uma do templo Gotokuji e outra do santuário de Imada,conheça agora as duas:

Manekineko do templo Gotokuji:

A história conta que, quando Li ou Li Naotaka (1590~1659),do clã Omi,voltava do cerco e tomada do Castelo de Osaka,após ter comandado 3,2 mil homens e se destacado na Batalha de Tennoji, em março de 1615,foi surpreendido por uma forte chuva repentina e decidiu se abrigar em baixo de uma árvore próxima ao Templo Gotokuji,em Setagaya.
Gotokuji na época era um templo decadente,pouco frequentado e muito pobre.No templo,vivia um monge budista e uma gata de nome Tama.O monge solitário conversava quase sempre com a gatinha lamentando a fase de penúria que o templo se encontrava.
A situação está cada vez pior. Hoje, nem temos arroz para comer. Bem que você podia dar uma ajuda para melhorar nossa situação, em vez de ficar dormindo o dia inteiro”, dizia o velho monge à gata.
Esperando a forte chuva passar sob a proteção da árvore, Naotaka olhou para o desgastado templo e viu um gato sentado sobre suas patas traseiras e acenando com a pata dianteira levantada em sua direção. O samurai ficou tão encantado pela habilidade do bichinho que seguiu em direção ao templo para ver de perto a façanha.
Quando Naotaka chegou junto ao templo, um raio fulminante atingiu a árvore exatamente no local em que se encontrava a poucos momentos. O guerreiro imediatamente percebeu que aquele gesto do gato havia lhe salvado a vida. Então, entrou no templo para rezar em agradecimento à essa graça recebida.
No salão principal,  onde havia várias goteiras e todo o templo se encontrava em condições precárias. Naotaka fez oferenda de todo o dinheiro que carregava, depositando em um altar. Em seguida, comentou com o monge que a sabedoria do Grande Buda o guiaria a usar aquele dinheiro para reformar o desgastado templo.
Após esse episódio, Naotaka passou a frequentar Gotokuji, e o local passou a ser, então, o templo oficial da família e de todo o clã de li Naotaka e, consequentemente, tornou-se um santuário próspero, visitado por todas as pessoas da região.
Para homenagear o gesto de Tama, que tanta sorte trouxe ao templo e, principalmente, salvou a vida de Naotaka, foi esculpida e colocada no local, uma estátua da gata com a mão levantada. As réplicas em miniaturas da estátua, que eram distribuídas no Templo Gotokuji como lembrança, tornaram-se, mais tarde, um amuleto da sorte, com o nome de Manekineko, que, até os dias atuais, são reverenciadas e vendidas no próprio templo em Setagaya, onde continuam trazendo muita sorte e fortuna.
A histórias que quando o gato morreu, um túmulo foi erigido em sua homenagem no Templo Gotokuji, com a estátua de um gato acenando para relembrar o episódio.
(Uma das grandes variações do Manekineko)
Resolvi dividir esse assunto em duas partes se não a postagem ficaria muito longa,semana que vêm você vai conhecer a lenda do santuário de Imada,o significado da sua variação de cor e curiosidades sobre esse gatinho que conquista a todos por usa fofura.
Obs:
-Imagens retiradas pelo Google Imagens
-Fonte: site Mundo Nipo

Nenhum comentário :

Postar um comentário

*Evite comentários desnecessários.
*Educação acima de tudo.
*Comentários de parceria apenas por e-mail, por favor, clique em Contato e nos mande um e-mail.
*É permitido o uso das postagens, mas não esqueça de creditar o blog.

Aproveite o blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...