Conheça um pouco sobre o Manekineko ou como muitos chamam aqui no Brasil,Omaneki Neko,o gato da sorte.
Você provavelmente ja deve ter visto um desses por ai em alguma loja,restaurante ou evento.Muito popular no Japão, o Manekineko é sinônimo se prosperidade,dinheiro e saúde,vamos conhecer um pouco sobre sua história:
Esse gatinho carismático começou a ser popular na segunda metade do Período Edo,um pouco antes do Período Meiji(1868-1912) que ele começou a aparecer com regularidade em publicações e nos estabelecimentos comerciais.Existem muitas histórias sobre sue surgimento mas ninguém sabe qual a verdadeira.No Japão,existe um templo chamado Gotokuji,em Setagaya-Tokyo e um santuário em Imada onde o Manekineko pode ser reverenciado e encontrar relatos sobre sua origem.
(Foto do templo Gotokuji,local onde o Manekineko pode ser referenciado)
Existe duas lendas sobre o Manekineko,uma do templo Gotokuji e outra do santuário de Imada,conheça agora as duas:
Manekineko do templo Gotokuji:
A história conta que, quando Li ou Li Naotaka (1590~1659),do clã Omi,voltava do cerco e tomada do Castelo de Osaka,após ter comandado 3,2 mil homens e se destacado na Batalha de Tennoji, em março de 1615,foi surpreendido por uma forte chuva repentina e decidiu se abrigar em baixo de uma árvore próxima ao Templo Gotokuji,em Setagaya.
Gotokuji na época era um templo decadente,pouco frequentado e muito pobre.No templo,vivia um monge budista e uma gata de nome Tama.O monge solitário conversava quase sempre com a gatinha lamentando a fase de penúria que o templo se encontrava.
“A situação está cada vez pior. Hoje, nem temos arroz para comer. Bem que você podia dar uma ajuda para melhorar nossa situação, em vez de ficar dormindo o dia inteiro”, dizia o velho monge à gata.
Esperando a forte chuva passar sob a proteção da árvore, Naotaka olhou para o desgastado templo e viu um gato sentado sobre suas patas traseiras e acenando com a pata dianteira levantada em sua direção. O samurai ficou tão encantado pela habilidade do bichinho que seguiu em direção ao templo para ver de perto a façanha.
Quando Naotaka chegou junto ao templo, um raio fulminante atingiu a árvore exatamente no local em que se encontrava a poucos momentos. O guerreiro imediatamente percebeu que aquele gesto do gato havia lhe salvado a vida. Então, entrou no templo para rezar em agradecimento à essa graça recebida.
No salão principal, onde havia várias goteiras e todo o templo se encontrava em condições precárias. Naotaka fez oferenda de todo o dinheiro que carregava, depositando em um altar. Em seguida, comentou com o monge que a sabedoria do Grande Buda o guiaria a usar aquele dinheiro para reformar o desgastado templo.
Após esse episódio, Naotaka passou a frequentar Gotokuji, e o local passou a ser, então, o templo oficial da família e de todo o clã de li Naotaka e, consequentemente, tornou-se um santuário próspero, visitado por todas as pessoas da região.
Para homenagear o gesto de Tama, que tanta sorte trouxe ao templo e, principalmente, salvou a vida de Naotaka, foi esculpida e colocada no local, uma estátua da gata com a mão levantada. As réplicas em miniaturas da estátua, que eram distribuídas no Templo Gotokuji como lembrança, tornaram-se, mais tarde, um amuleto da sorte, com o nome de Manekineko, que, até os dias atuais, são reverenciadas e vendidas no próprio templo em Setagaya, onde continuam trazendo muita sorte e fortuna.
A histórias que quando o gato morreu, um túmulo foi erigido em sua homenagem no Templo Gotokuji, com a estátua de um gato acenando para relembrar o episódio.
(Uma das grandes variações do Manekineko)
Resolvi dividir esse assunto em duas partes se não a postagem ficaria muito longa,semana que vêm você vai conhecer a lenda do santuário de Imada,o significado da sua variação de cor e curiosidades sobre esse gatinho que conquista a todos por usa fofura.
Obs:
-Imagens retiradas pelo Google Imagens
-Fonte: site Mundo Nipo
Nenhum comentário :
Postar um comentário
*Evite comentários desnecessários.
*Educação acima de tudo.
*Comentários de parceria apenas por e-mail, por favor, clique em Contato e nos mande um e-mail.
*É permitido o uso das postagens, mas não esqueça de creditar o blog.
Aproveite o blog!