14/07/2015

Curiosidade da Semana: Momofuku Ando

Quem na hora da fome já não preparou um famoso Cup Noodle, um ramen ou como chamamos aqui no Brasil: um miojo? Mas, sabe quem foi o seu inventor e como foi sua origem? Não? Então confira agora!

 macarrão instantâneo é um prato típico da culinária japonesa constituído de macarrão pré-cozido, que pode ser preparado apenas com o acréscimo de água. O seu preparo é rápido por causa do seu pré-cozimento durante a fabricação. O macarrão é cozido e, em seguida, perde a água, tendo uma facilidade em prepará-lo.

Seu inventor foi Momofuku Ando, magnata da indústria alimentícia, nascido em Kagi (atual Chiyagi-Taiwan). Ele foi o fundador da Nissin Food Products, produtora do que é conhecido no Brasil como "miojo". Ando nasceu quando o país vivia sob ocupação japonesa e cresceu na cidade de Tainan, ainda jovem mudou-se para o Japão e dirigiu várias empresas antes de se tornar o inventor de uma das mais populares comidas do mundo.

Teve a ideia de criar o macarrão instantâneo após a 2° Guerra Mundial, ao perceber que as pessoas passavam muitas horas na fila para comprar alimentos no mercado negro, devido ao racionamento. Após a guerra, Ando fundou em 1948 uma pequena firma familiar, o embrião da que viria ser a poderosa Nissin, em Ikeda - Osaka.

("A paz está garantida quando não se está com fome." - Momofuku Ando)

Em 1958, depois de muitas tentativas e fracassos, ele finalmente aperfeiçoara o seu método de "fritura relâmpago" que levou a invenção do macarrão. O chamou de chicken ramen.
A novidade logo se tornou bastante popular no Japão e em 1971, Ando inventou o famoso Cup Noodle. Um outro tipo de macarrão instantâneo em que a água quente é despejada dentro do copo de plástico da embalagem e o amolece, deixando-o pronto para ser comido.

Devido aos preços baixos e ao fácil preparo, o novo tipo de alimento ganhou sucesso internacional e passou a ser vendido ao redor do mundo.

(O Cup Noodle foi inventado em 1971, ganhando sucesso internacional.)

Mesmo idoso, Ando permaneceu bastante ativo e promoveu novas versões do Cup Noodle, como por exemplo em 2005, quando inventou uma versão destinada para alimentar os astronautas do ônibus espacial americano Discovery. Também costumava fazer aparições públicas frequentes, comendo pratos que ele mesmo criava.

Momofuku Ando morreu em 5 de Janeiro de 2007, no Japão, aos 96 anos após sofrer um ataque cardíaco. Em 5 de Maio de 2015, ele foi homenageado pelo Google com um Doodle em várias versões.

(Doodle em homenagem a Momofuku Ando.)


Fonte: Wikipedia/ DEC UFCG
Imagens: Google

Observações:

Olá pessoal! Depois de um bom tempo, finalmente o Curiosidade da Semana voltou! E dessa vez, sobre um tema que todo mundo gosta, bateu até uma fome depois dessa!

E para ficar por dentro de todas as noticias, novidades e downloads do blog, não se esqueça de curti a página no Facebook clicando aqui. Para não perder as postagens da pagina, não se esqueça de clicar na opção "receber notificações" que fica em "curtir".


Além disso, sigam o blog com sua conta do Google, bem ali ao lado e ajude a bater a primeira meta de 100 seguidores.
Se quiser, podem me seguir no Twitter: @nathyjworld

Até a próxima!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

*Evite comentários desnecessários.
*Educação acima de tudo.
*Comentários de parceria apenas por e-mail, por favor, clique em Contato e nos mande um e-mail.
*É permitido o uso das postagens, mas não esqueça de creditar o blog.

Aproveite o blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...