03/12/2013

Curiosidade: A lenda de Masamune

Goro Nyudo Masamune, viveu no início do século XIV e foi considerado o maior armeiro da história do Japão

Diz uma lenda japonesa que, certa vez, o mais rico daimyou do país promoveu um concurso nacional de armeiros, no qual os finalistas foram Masamune e Muramasa.

Masamune era um homem bom e honrado, ele acreditava que um samurai deveria impor a paz com sua própria presença, sem precisar usar a Katana. Acreditava-se que suas espadas traziam serenidade ao seu possuidor. Já Muramasa, embora também fosse um artesão consumado, era um homem violento. Suas espadas causavam muito dano e derramavam muito sangue. 
As Katanas dos dois mestres foram mergulhadas verticalmente em um rio para se verificar qual a mais cortante. As folhas que flutuavam para a espada de Muramasa foram cortadas belamente e as metades continuavam a flutuar sem serem perturbadas.
Mas o vencedor foi, porém, Masamune. Sua espada era tão poderosa e afiada que possuía seu próprio espírito ( Ki ). As folhas que flutuavam no rio se desviavam para evitá-la, pois a espada se recusava a ferir sem necessidade.

(Pintura representando Masamune,o maior armeiro da história do Japão)

As Katanas de Masamune eram consideradas nefastas a samurais sanguinários, já que eram forjadas para a paz. Se fossem usadas para o mal, perderiam seu espírito e trairiam intencionalmente seus mestres nas batalhas. Existe uma lenda onde diz que o violento daimyo cristão Oda Nobunaga, que no século XVI tentou unificar o Japão, recusou-se a usar uma Masamune que lhe foi presenteada. O motivo? ele acreditava que ela acabaria por matá-lo, por não ser digno dela.

(Oda Nobunaga se recusou a usar uma Katana feita por Masamune por acreditar que ela poderia matá-lo)

Gostou do Curiosidade dessa semana? Se sim então não se esqueça de compartilhar na página do J World no Facebook para que seus amigos vejam também! Se ainda não nos seguiu é só clicar -> aqui <-
Não perca semana que vem mais um Curiosidade sobre a cultura,história e lendas do Japão!


Observações:
Imagens: Google Imagens
Fonte: Fatos Desconhecidos

Um comentário :

  1. Oda Nobunaga nunca se converteu ao cristianismo; ele apenas apoiou sua difusão com o intuito de estreitar as relações comerciais com os namban ("bárbaros") portugueses e sufocar as revoltas dos monges guerreiros de Ikkou Ikki.

    ResponderExcluir

*Evite comentários desnecessários.
*Educação acima de tudo.
*Comentários de parceria apenas por e-mail, por favor, clique em Contato e nos mande um e-mail.
*É permitido o uso das postagens, mas não esqueça de creditar o blog.

Aproveite o blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...