17/07/2013

Curiosidade: Yurei-Fantasmas Atormentados

No Curiosidade de hoje você vai saber um pouco sobre os Yureis,fantasmas atormentados.

Segundo as crenças do Xintoísmo,todas as pessoas possuem um espírito ou uma alma,denominada Reiko. Quando uma pessoa morre,o Reiko deixa o corpo e se une aos outros Reikos de seus antepassados.Se uma pessoa morre de forma inesperada e violenta(como em um assassinato ou suicídio por exemplo)levando consigo uma forte carga emocional ou por não ter recebido um funeral adequado,o Reiko se converte em um Yurei,um fantasma atormentado que permanece do mundo dos vivos,buscando vingança ou terminar algum assunto.


Eles se limitam a vagar pelos lugares próximos ao lugar onde faleceram,entre ás 2 e 3 horas da madrugada.Muitos deles são mulheres,os Yureis masculinos são menos comuns.São quem em vida sofreu alguma decepção sentimental e cujas emoções(como pena,zelo,remorsos,etc..)no momento de sua morte o conduzem a se vingar do responsável pelo seu sofrimento.
Suas características derivam dos ritos de funerais do período Edo(1615-1868),eles começaram a aparecer sem pés em meados do Século XVII.No teatro,os atores que representavam a Yurei apareciam vestindo kimonos longos cobrindo suas pernas e com os braços estendidos e os dedos colados.Duas das histórias mais famosas e conhecidas sobre Yureis são: Tokaido Yotsuya Kaidan e Bancho Sarayashiki.


(Capas de dois filmes baseados em duas histórias sobre Yureis)

Na primeira história,Oiwa e seu bebê recém nascido são envenenados por seu esposo Iyemon,um samurai pobre,para ele poder se casar com a neta de um vizinho rico. Oiwa reaparece desfigurada por causa dos efeitos do veneno e exerce sua vingança sobre seu ex-marido.
A segunda história existe várias versões sobre ela,a mais conhecida é a que Okiku,uma criada na residência do samurai Tessan Ayoma,acidentalmente quebra um dos valiosos pratos de porcelana que estava limpando. Tessan enfurecido a mata e joga o cadáver num poço antigo. Okiku saia do poço cada noite para contar os pratos e começando a chorar quando a conta para no nono prato.


Você gosta de histórias de fantasmas?eu recomendo pesquisar alguns filmes e histórias de Yureis e se você tem medo,eu recomendo não dormir depois de ler esse post XD
Vai que tem um Yurei atrás de você agora o-o
Não prometo nada mas vou tentar fazer no quadro "Recomendações" de semana que vem uma postagem dedicada a esses filmes.
Essa semana o "Recomendações" vai falar sobre o mangá Evangelion Re-Take,então não perca!
Se você ainda não entrou na nossa pagina do facebook,não deixe de entrar clicando aqui e ficar por dentro de todas as nossas postagens.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

*Evite comentários desnecessários.
*Educação acima de tudo.
*Comentários de parceria apenas por e-mail, por favor, clique em Contato e nos mande um e-mail.
*É permitido o uso das postagens, mas não esqueça de creditar o blog.

Aproveite o blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...