11/12/2012

Curiosidade: A História dos Animes e Mangás Shoujo part.3

Para ler a primeira parte clique aqui
Para ler a segunda parte clique aqui
Dentro do universo Shoujo encontramos outras ramificações que surgiram com o aumento da popularidade deste gênero.

Entre tantos "variantes" os mais populares são Josei,Yuri,Yaoi. Existe um outro variante menos conhecido chamado de Áries,a seguir,você vai conhecer um pouco mais sobre eles:

Josei
(Princess Hanaka é um mangá Shoujo Josei publicado em 2007)

Josei é como uma "irmã mais velha" do Shoujo por que é voltado para o publico feminino da faixa etária acima dos 18 anos.Diferente das histórias puras e idealizadas no Shoujo,o Josei trata de temas do cotidiano da mulher adulta com temas mais sóbrios e realistas como gravidez,sexoviolência e amores não concretizados ou até mesmo mais complexos como a homossexualidade.
Como o Josei aborda temas adultos,ele é publicado na TV como novelas e series com atores reais. Mesmo assim tem algumas series que são adaptadas para anime.
O Josei ainda não é muito conhecido pelo publico ocidental e muitos deles são interpretados como Shoujo. No caso de Paradise Kiss,Nodame Cantabile e Honey and Clover.

Yuri
(Strawberry Panic! é um anime e mangá Shoujo Yuri lançado em 2006)

Yuri é um gênero de mangá e anime que descreve as relações românticas entre garotas,podendo ir do romance mais leve até o conteúdo explicito de sexualidade.Neste estilo geralmente são retratadas mulheres mais agressivas e imponentes tendo romances com garotas mais novas e submissas ao estilo Lolita.
Pode acontecer de muitas vezes as personagens não terem uma opção sexual definida,ou então serem bissexuais.Pode até ser que esse desejo pelo mesmo sexo seja apenas por uma mulher especial.O contexto das histórias varia de acordo com o publico,com cenas eróticas para o publico masculino e histórias românticas para o feminino.

Yaoi
(Blood Roney é um mangá Shoujo Yaoi lançado em 2008)

O Yaoi é muito comum entre os doujinshis(fanzines japoneses).Ele surgiu justamente nesse campo em que histórias oficiais eram satirizadas no meio independente com os mesmos personagens famosos,porém,com histórias que tratavam de relações homossexuais entre homens.
Assim como no Yuri,o Yaoi pode tratar as relações homossexuais de maneira leve,sugerida ou puramente romântica ou então de maneira bastante crua e pesada.Porém,nem todos os personagens dessas histórias são homossexuais.A fama dos mangás Yaoi no Japão é certa,no Brasil já tivemos algumas historias com teor bem leve,como Sakura Card Captors,que sugeria várias relações e agora mais recentemente,Gravitation.

Áries
O Shoujo Áries são na realidade mangás que tem como base cultural e estética a cultura Grega.Alguns mangás desse estilo são: Aries No Otometachi,Asunaro Zaka (imagem acima) e Cleópatra.Todos esses mangás são algumas das principais obras criadas pela mangaka Machiko Satonaka.

Então pessoal,chegamos ao fim da penúltima parte da matéria sobre Animes e Mangás Shoujo,hoje falei um pouco sobre seus variantes e deixei alguns exemplos de cada um para recomendações.
Semana que vem,para terminar,falarei um pouco sobre o criador do Shoujo: Osamu Tezuka e uma ultima recomendação de Shoujo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

*Evite comentários desnecessários.
*Educação acima de tudo.
*Comentários de parceria apenas por e-mail, por favor, clique em Contato e nos mande um e-mail.
*É permitido o uso das postagens, mas não esqueça de creditar o blog.

Aproveite o blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...